Como sobreviver perdido na selva?
Esse é o tipo de situação que a gente espera que nunca aconteça. Porém, se um dia você se perder no meio do mato - seja porque escapou de um acidente aéreo ou se extraviou do grupo durante um passeio -, a primeira recomendação é óbvia: não entre em pânico. "Se isso acontecer, suas chances de sobrevivência serão praticamente nulas", diz o tenente-coronel da reserva Luiz Fernando Pissolatti, que serviu três anos no 3º Comando de Fronteira do Amapá, na Amazônia. Além disso, evite sair perambulando feito barata tonta. Se até os mateiros mais experientes têm dificuldade para se orientar numa floresta, imagine você. Em vez de andar à toa, sente-se e tente descansar - concentrando sua atenção em como procurar alimento e água potável (veja as recomendações específicas ao lado). "Com calma e atenção, você deve preservar sua capacidade de reagir. A selva não pertence ao mais forte, mas ao mais inteligente", afirma Luiz Fernando.
Olhe para os lados e veja se descobre onde está, por onde veio e para onde quer ir. Se tiver uma bússola e um mapa da região, grande parte de seus problemas de orientação estarão resolvidos. Se não, você poderá começar a se deslocar em busca de ajuda, desde que tome as devidas precauções descritas aqui. Nunca ande à noite, mesmo que tenha uma lanterna e consiga enxergar alguma coisa, porque a maioria dos predadores tem hábitos noturnos. me
Cuidados com o corpo
É essencial manter-se fisicamente íntegro. Por isso, cuide bem de qualquer arranhão, queimadura ou picada de inseto para evitar infecções. Mantenha os hábitos de higiene, se possível tomando banho todos os dias. Se não der, mantenha pelo menos mãos, rosto, axilas, virilhas e pés limpos. Lembre-se de que, na selva, você precisará muito de seus pés: todo cuidado com eles é pouco.
Abrigo e fogueira
Procure uma clareira para montar uma cabana rudimentar. Troncos e galhos podem ser usados para o teto e a estrutura de suporte. A amarração deve ser feita com cipós ou cascas de árvore. Palha ou folhas de palmeiras podem ser usadas na cobertura. Para ter um pouco de conforto, improvise uma cama, suspensa a alguns centímetros do chão, com varas e palha. Cave um buraco e faça uma fogueira para manter os animais a distância - mas não se esqueça de apagá-la depois, para não provocar incêndios.
Orientação
É dureza se orientar na mata. No caso de uma floresta equatorial, como a Amazônica, a densidade da vegetação só permitirá que você veja 10 a 30 metros à frente. As copas fechadas das árvores muitas vezes não deixam ver nem o céu. Uma dica é cortar sempre os galhos por onde se passa para marcar o caminho. Outra orientação é seguir cursos d’água, porque eles sempre vão dar num rio maior. Mas, atenção: se estiver na Amazônia, evite entrar na água, para não ser pego de surpresa por um jacaré ou uma cobra...
Alimentos
Não existe uma forma 100% segura de saber se uma planta é ou não venenosa. Mas dá para ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo: frutos comidos por animais são confiáveis. Se você não reconhecer uma planta, use os brotos subterrâneos, que são mais tenros e saborosos. Não consuma vegetais que tenham pêlos, gosto amargo ou seiva leitosa. Para eliminar o teor tóxico dos vegetais, ferva-os por cinco minutos, trocando a água duas ou três vezes.
Água
Encontrar água para beber deve ser sua primeira preocupação. Existem várias formas de obtê-la. A mais indicada é aproveitar a água da chuva que escorre por galhos ou troncos, usando uma folha para dirigi-la até a boca. Toda a água da floresta é, a princípio, potável, mesmo que seja escura. Mas, se tiver dúvidas, ferva-a por cinco minutos antes de bebê-la. Se precisar filtrar, improvise um coador com peças de roupa.
Animais
Para evitar encontros indesejados, olhe bem por onde anda e nunca meta a mão em buracos. Ande sempre com uma vara, cutucando galhos e árvores. O barulho espanta os animais e a vara serve como defesa. Atenção para o lugar onde vai sentar, evitando toras e árvores caídas, esconderijo predileto de serpentes e escorpiões. Sempre sacuda sapatos e roupas antes de vesti-los. Isso pode livrá-lo de uma picada de aranha ou escorpião. Use suas roupas para se proteger dos insetos, especialmente no final do dia, quando estão mais ativos. Evite coçar as picadas, para que não inflamem.
Sinalização
Sinais de fumaça podem ser úteis durante o dia, se você estiver numa clareira. Na mata fechada, não vão adiantar muito, pois fatalmente serão confundidos com nevoeiros, muitos comuns em florestas. Use folhas com ramos verdes e limo de árvores. À noite, acenda uma fogueira para ser visto por algum avião que cruze a área. Existe também um código de sinais para se comunicar com equipes de resgate aéreas. Os principais estão aqui abaixo. Você pode fazê-los com troncos ou queimando o chão.
Necessitamos médicos - feridos graves
Necessitamos medicamentos
Necessitamos alimentos e água
Não podemos prosseguir
Estamos avançando nesta direção
Como sempre me interessei pelo assunto Trekking e sabendo dos riscos inerentes a este esporte, tenho estudado nos últimos meses sobre o assunto “sobrevivência em ambientes naturais e hostis” e devido aos recentes acontecimentos eu gostaria de compartilhar algumas informações com vocês.
Acredito que todos nós, quando entramos em uma trilha com o objetivo de ampliar nossas experiências, devemos estar cientes que os riscos existem e que o conhecimento correto das técnicas recomendadas, junto ao bom senso e responsabilidade poderá salvar a nossa vida.
As técnicas de sobrevivência são um padrão, ou seja, o conhecimento básico de fazer fogo, criar um abrigo para se proteger da chuva, vento e frio, procurar por água ou comida, se orientar, são processos padronizados e repetidos em diversos manuais. Entretanto, o assunto não pára por aí, pois envolve um grande número de contextos. Além de um aprendizado para as minhas aventuras eu ganhei um aprendizado para a vida. Recomendo a todos a leitura dos seguintes manuais:
Manual de Sobrevivência das Forças Armadas Americanas (Português)
Link: https://www.4shared.com/file/56870982/dbf37fd/manualsobrevivencia.html?s=1 Descrição: Um excelente manual sobre sobrevivência em ambientes naturais, muito completo, com quase 260 pgs. Aborda os seguintes tópicos: Primeiros socorros, determinação de rumos, leitura e orientação de cartas geográficas, travessia de terreno perigoso, procura de alimentos e água, como construir abrigos e fazer fogo, conhecimentos básicos de sobrevivência na floresta, no mar, em climas frios, trópico e deserto, técnicas de salvamento, sobrevivência em situações extremas: catástrofe e guerra.
Manual de Sobrevivência em Ambientes Naturais e Hostis (SANH) (Português) Disponível para venda
Link: https://www.avitoria.com.br/cursos/manuais.htm Descrição: Três Apostilas impressas com quase 700 páginas de material sobre como sobreviver em ambientes naturais e hostis. As duas primeiras apostilas são escritas pelo brasileiro José Alberto de Resende Júnior (especialista em sobrevivência) e aborda muitas questões que não encontrei em nenhum outro manual. A terceira apostila é o impresso do primeiro manual que citei aqui. No link acima está o sumário de todo o conteúdo da apostila. Eu comprei esses manuais e pessoalmente gostei muito. A empresa também oferece cursos, quem se interessar os valores estão no site.
CIVES (Centro de Informação em Saúde para Viajantes)
Link: https://www.cives.ufrj.br/ Descrição: Altamente recomendado. Um excelente site sobre as principais doenças que podem acometer um viajante. Descreve as doenças e seus respectivos meios de prevenção. Verificou ultimamente se o seu cartão de vacina está em dia ?
Portal Trilhas e Aventuras (Seção de Superdicas de Trekking)
Link: https://www.trilhaseaventuras.com.br/ati ... tividade=9 Descrição: Dicas, dicas e mais dicas, sobre diversos assuntos de Trekking, como: Se proteger de tempestades e raios, Cuidado com os pés na trilha, Resistindo ao frio, ataque de abelhas, o que comer durante o Trekking, Ação do sol e calor, Prevenção de acidentes, etc. Muito bom mesmo, são dicas rápidas e bastante úteis.
TUTORIAL - Vestir-se em Locais Frios - Sistema de Camadas
Link: tutorial-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-t32962.html Descrição: Excelente tutorial do LeoRJ (Editor do Mochileiros) sobre como se vestir em climas frios utilizando roupas em camadas. A vestimenta é uma das questões mais importantes e ao mesmo tempo mais negligenciadas. Leitura altamente recomendada.
Efeitos da Altitude
Link 1: https://webventureuol.uol.com.br/montanh ... ontanhismo Link 2: mal-da-altitude-orientacoes-t24338.html Descrição: O primeiro link exibe um artigo sobre os efeitos da atitude e o processo de aclimatação no organismo. O outro é uma discussão aqui no site sobre o “Mal da Atitude” e seus riscos. Recomendado para quem vai se aventurar nas alturas.
Livros, Livros e mais Livros sobre Expedições
Aprender com a experiência dos outros, infelizmente às vezes trágicas, tende a ser o caminho mais rápido e fácil para absorver conhecimento e aumentar a nossa segurança. Livros contando expedições são fontes inesgotáveis de aprendizado. Sebos de livros usados são excelentes opções. Na internet também tem muito e-book disponível.
Aqui no site também tem muita coisa, veja os tópicos de botas, roupas, barracas, etc.. Dê uma pesquisada nos relatos de viagem, aprenda com os perrengues do pessoal e identifique as possíveis soluções.
Dicas importantes:
Fortaleça e proteja o seu sistema imunológico
. Evite o consumo do açucar branco, pois ele mata os leucócitos que são células de defesa do corpo. A cada meia hora, um leucócito pode destruir 14 bactérias percentuando 100% de imunidade. Com a ingestão de 200ml de refrigerante, esta imunidade cai em mais ou menos 5% (só 10 bacterias são destruidas). Comer uma fatia de bolo de chocolate, faz a imunidade ser reduzida em 60%, isto é somente 5,5 bactérias são destruidas. Uma fatia de torta de maçã, derruba a imunidade em 85%(2 bacterias são destruidas). Um sorvete banana split, derruba nossa imunidade em 92% (só uma bacteria é destruida). 200ml de refrigerante= a 6 colheres de chá de açucar Uma fatia de bolo de chocolate= 12 colhores de chá de açucar. Uma fatia de torta de maçã= 18 colheres de chá de açucar. Uma banana split= a 24 colheres de chá de açucar Uma lata de 300ml de refrigerante=a 200ml de iogurte com sabor de frutas=9 colheres de açucar. Fonte: https://ca.vida.sites.uol.com.br/saude/acucar.htm%20(Ademir%20Fulber%20-%20Terapeuta%20Naturista) https://www.florais.com.br/si/site/0919?idioma=portugues
. Sempre que possível mantenha o seu corpo limpo, aquecido e seco. Apesar da teoria ser fácil a prática é bem diferente, procure sempre utilizar capas de chuva quando necessário, roupas impermeáveis, isolantes térmicos e tomar banho com sabão. Se o banho não for possível, tente pelo menos limpar o rosto, suvaco, mãos, pés e virilhas, isto evita o acumulo de bactérias pelo corpo que poderão achar um meio para entrar no organismo.
. Não espere que machucados venham a infeccionar, trate logo, carregue sempre uma solução anti-séptica ou lave com água e sabão. O sabão irá matar os germes evitando assim a infecção.
. Procure fazer uso de complexos vitamínicos em suas trips, a ingestão de Vitamina C irá manter o seu sistema imunológico mais bem preparado e longe de doenças e resfriados.
Evite os insetos
. Tente ficar longe de mosquitos e carrapatos, são eles que transmitem a maior parte das doenças que estamos expostos na natureza (dengue, malária, febre amarela, febre maculosa,...). Mantenha-se limpo, use barraca, evite dormir sem proteção, não deixe seu corpo exposto principalmente ao entardecer onde a incidência de mosquitos é bem maior. A probabilidade de você pegar uma doença por picada de inseto é bem maior que se picado por uma cobra ou devorado por um puma. rsrsrsrsrsrs
Aprenda a fazer um abrigo de emergência
. Existem N formas de fazer um abrigo de emergência. Veja nos manuais acima. Muitos são bastante simples e úteis para se proteger da chuva, frio e vento, que poderão levá-lo a hipotermia.
Aprenda noções de Primeiros Socorros
. Aprender a identificar fraturas, imobilizá-las, técnicas para transportar feridos quando sozinho ou em grupo (se não existir lesões na medula espinhal), respiração boca a boca, massagem cardíaca, realizar curativos, baixar uma febre. Espero que nunca precise usar, mas se acontecer esteja preparado.
Consulte a previsão do tempo
. Esteja preparado para o tempo que irá encontrar e suas adversidades. Em alguns locais pode estar fazendo muito sol, minutos depois começar a chover e ventar. Algumas regiões possuem climas imprevisíveis, como o patagônico, sol e neve em um mesmo dia não é difícil de acontecer. . Se identificar que vai fazer frio se prepare, escolha um bom saco de dormir, reforce suas roupas e a comida que irá levar.
Aprenda a se orientar
. Aprenda noções de orientação, operar uma bússola, cartografia, operar GPS, etc.. No Hemisfério Sul o sol nasce ligeiramente a Leste (braço direito antes das 12:00 hrs) e se põe a Oeste (braço esquerdo antes das 12:00 hrs), o Norte está a sua frente e o sul a suas costas. Mentalize você de braços abertos em frente ao mapa do brasil, antes do meio dia o sol irá nascer primeiro no lado de São Paulo, e se por a Oeste a esquerda, acima está o norte e abaixo o sul. Fácil não ? . O tempo fechou e está sobre forte chuva, nuvem ou cerração ? Se não estiver em risco aguarde no local, tente montar a barraca e se abrigar até que o mal tempo passe. . Se não conhece a regiao, contrate um guia com as devidas credenciais. . Se perdeu ? Mantenha a calma, tente voltar ao ponto anterior da trilha. Não encontrou ? Tente subir no ponto mais alto a sua vista e identificar o trecho da trilha em que estava ou algum local habitado. Não têm ? Tente margear / descer um rio até encontrar um local habitado para pedir ajuda. Não achou o bendito do rio ? A partir do ponto mais alto identifique vales, geralmente dentro dos vales correm riachos, comece a sinalizar o caminho que percorre para não se perder mais e facilitar as buscas de socorro. Encontre um rio dentro do vale e mergeie até encontrar um local habitado. O ser humano costuma habitar as margens dos rios. Se achar uma trilha com rastros de vacas (pegadas ou restos) siga atrás, provavelmente vai encontrar uma fazenda ou rio. Seja confiante, você vai encontrar ajuda.
Tenha humildade
. Saber a hora de parar, voltar ou pedir ajuda poderá salvar a sua vida. Engula o orgulho e tome decisões estritamente racionais